Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MA quer garantir reforma e conservação de casarões do centro histórico de Alcântara

    Os imóveis integram o patrimônio histórico e arquitetônico nacional, mas o proprietário não realizou as reformas recomendadas pelo Iphan

    O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil com pedido de liminar contra um alemão e dois brasileiros por não tomarem as providências necessárias para a conservação de dois casarões localizados no centro histórico de Alcântara, que integram o patrimônio histórico e arquitetônico nacional.

    O MPF quer que o proprietário dos dois imóveis realize as obras de restauração recomendadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Iphan e que o casal de brasileiros (ocupantes de um dos imóveis) não impeça a realização das obras.

    Dois casarões que fazem parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Alcântara e que integram uma das paisagens mais conhecidas da cidade são, hoje, propriedade de um alemão que mora no Brasil. Em 2008, fiscalizações realizadas pelo Iphan e Corpo de Bombeiros constataram que os imóveis encontram-se em situação de deterioração continuada, apresentando problemas de infestação de cupins e riscos de desabamento. Na época, o Iphan expediu notificação ao proprietário para que as reformas fossem feitas.

    Em 2011, o Iphan realizou nova fiscalização nos imóveis, constatando que não foram tomadas as medidas efetivas para a resolução do problema, que se agravou com o decorrer do tempo. Para o procurador da República Alexandre Silva Soares, responsável pelo caso, é indispensável que as reformas já indicadas pelo Iphan e Defesa Civil sejam feitas com urgência. O proprietário deve realizar a reforma no prazo assinalado judicialmente. Os ocupantes, por sua vez, devem tolerar as reformas a serem realizadas, em todas as suas etapas, afirmou.

    A Justiça Federal atendeu, liminarmente, os pedidos do MPF e determinou ao proprietário dos casarões a realização de obras de urgência nos imóveis (com aprovação do Iphan) e aos ocupantes de um dos imóveis, que se abstenham de impedir a realização de qualquer obra necessária. E, ainda, fixou prazo de um ano para conclusão das obras nos casarões, bem como a conservações continuada dos imóveis, por parte do proprietário.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Maranhão

    Tel.: (98) 3213-7100

    E-mail: ascom@prma.mpf.gov.br

    • Publicações909
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ma-quer-garantir-reforma-e-conservacao-de-casaroes-do-centro-historico-de-alcantara/100072901

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)